LEI Nº 18.428, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2023.
(Regulamentada pelo Decreto
nº 56.095, de 22 de janeiro de 2024.)
Estima a Receita e
fixa a Despesa do Estado de Pernambuco para o exercício financeiro de 2024.
A
GOVERNADORA DO ESTADO DE PERNAMBUCO:
Faço
saber que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º A presente Lei estima a receita e
fixa a despesa do Estado de Pernambuco para o exercício financeiro de 2024, na
importância de R$ 49.541.282.699 (quarenta e nove bilhões, quinhentos e
quarenta e um milhões, duzentos e oitenta e dois mil e seiscentos e noventa e
nove reais), compreendendo:
I - o Orçamento Fiscal referente aos
Poderes do Estado, seus Fundos, Órgãos e Entidades da Administração Direta e
Indireta, inclusive Fundações instituídas e/ou mantidas pelo Poder Público
Estadual; e
II - o Orçamento de Investimento das
Empresas em que o Estado, direta ou indiretamente, detém a maioria do capital
social com direito a voto.
Parágrafo único. Aplicam-se à execução dos
Orçamentos definidos nos incisos I e II, as disposições pertinentes contidas na
Lei nº 18.297, de 27 de setembro de 2023.
Art. 2º O Orçamento Fiscal do Estado de
Pernambuco para o exercício financeiro vigente desta Lei, a que se refere o
inciso I do art. 1º, composto pelas receitas e despesas do Estado das Entidades
da Administração Indireta e Fundações instituídas e/ou mantidas pelo Poder
Público, estima a receita em R$ 48.399.994.899 (quarenta e oito bilhões,
trezentos e noventa e nove milhões, novecentos e noventa e quatro mil e
oitocentos e noventa e nove reais), e fixa a despesa em igual importância.
Art. 3º A receita do Orçamento Fiscal
decorrerá da arrecadação de tributos e de outras receitas correntes e de
capital, na forma da legislação vigente e em cumprimento ao que estabelece a
Portaria Interministerial nº 163, de 4 de maio de 2001, e suas atualizações,
conforme o Sumário da Receita do Estado, Anexo I.
Art. 4º A despesa do Orçamento Fiscal, a
que se refere o inciso I do art. 1º, apresenta sua composição por funções,
segundo as categorias econômicas, constante do Sumário da Despesa do Estado por
Funções, Anexo II, e por órgãos, segundo as categorias econômicas, apresentadas
no Sumário da Despesa do Estado por Órgãos, Anexo III, em cumprimento ao que
estabelece a Portaria Interministerial nº 163, de 2001, e a Portaria nº 7.258,
de 13 de março de 2020 e suas atualizações.
Parágrafo único. A Programação Piloto de
Investimento - PPI, para o exercício vigente desta Lei, a que se refere o art.
4º da Lei
nº 18.297, de 2023, instituída pelo Decreto
nº 33.714, de 30 de julho de 2009, é a constante do
demonstrativo de mesmo título, que acompanha o Orçamento Fiscal.
Art. 5º O Orçamento de Investimento das
Empresas do Estado de Pernambuco para o exercício financeiro vigente desta Lei,
a que se refere o inciso II do art. 1º, estima a receita em R$ 1.141.287.800
(um bilhão, cento e quarenta e um milhões, duzentos e oitenta e sete mil e
oitocentos reais), e fixa a despesa em igual importância.
Art. 6º As fontes de financiamento do
Orçamento de Investimento das Empresas decorrerão da arrecadação de receitas
operacionais e não operacionais, bem como da captação de recursos através de
aumento do capital social e de realização de empréstimos e convênios de longo
prazo, conforme o Sumário das Fontes de Financiamento dos Investimentos das
Empresas, Anexo IV.
Art. 7º As aplicações do Orçamento de
Investimento das Empresas apresentam a composição por funções, de acordo com o
Sumário dos Investimentos das Empresas por Função, Anexo V, e por entidades,
conforme o Sumário dos Investimentos por Empresa, Anexo VI.
Art. 8º O Poder Executivo, no interesse da
Administração, poderá designar como unidades gestoras de créditos
orçamentários, unidades administrativas subordinadas ao mesmo órgão, com as
atribuições de movimentar dotações consignadas às unidades orçamentárias,
atendendo às disposições do parágrafo único do art. 14 e às do art. 66 da Lei
Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964.
Art. 9º Para atendimento ao disposto no
art. 56 da Lei Federal nº 4.320, de 1964, o recolhimento das Receitas do
Estado, ressalvadas aquelas cuja peculiaridade exija tratamento específico por
parte do Poder Executivo, será efetuado em estrita observância ao princípio de
unidade de tesouraria, vedada a fragmentação para criação de caixas paralelos.
Art. 10. Fica o Poder Executivo
autorizado, durante o exercício vigente desta Lei, a:
I - realizar operações de crédito por
antecipação da receita relativamente ao Orçamento Fiscal, até o limite de 15%
(quinze por cento) da receita corrente estimada;
II - realizar operações de crédito da
dívida fundada, até o limite de R$ 2.193.200.700,00 (dois bilhões, cento e
noventa e três milhões, duzentos mil e setecentos reais), conforme constante do
quadro de receitas do Orçamento Fiscal;
III - dar como garantia das operações de
crédito de que tratam os incisos I e II, até o limite das referidas operações,
inclusive os respectivos encargos financeiros, a parcela que couber ao Estado,
nos exercícios determinados, da receita do Imposto sobre Operações Relativas à
Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte
Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação - ICMS e da cota-parte do Fundo
de Participação dos Estados e do Distrito Federal - FPE, deduzidas as
vinculações constitucionais de recursos financeiros destinados às áreas de
Educação e de Saúde, para autorização dessas operações e de seus encargos
financeiros, observada a legislação aplicável;
IV - abrir créditos suplementares, por
meio de decreto do Poder Executivo, até o limite correspondente a 20% (vinte
por cento) do total da despesa fixada nesta Lei, para viabilizar alterações ou
inclusões de grupos de despesa e categorias econômicas de ações, com a
finalidade de atender a insuficiências de dotações constantes do Orçamento
Fiscal, do Orçamento de Investimento das Empresas e de créditos adicionais, na
forma do que dispõem os arts. 7º e 40 a 43 da Lei Federal nº 4.320, de 1964, e
os arts. 34 a 39 da Lei
nº 18.297, de 2023;
V - abrir créditos suplementares, por meio
de decreto do Poder Executivo, à conta de repasse de recursos do Orçamento
Fiscal, até o limite de 20% (vinte por cento) da despesa fixada para Fundos,
Fundações e Empresas, respeitado o limite geral de que trata o inciso IV, para
viabilizar alterações ou inclusões de categorias econômicas e grupos de despesa
de ações, com a finalidade de suprir déficits e necessidades operacionais da
entidade, não onerando o limite de suplementações autorizado neste inciso, os
recursos advindos de convênios e operações de crédito não incluídos nas
previsões orçamentárias;
VI - abrir créditos suplementares
relativos a despesas financiadas por valores de convênios e operações de
crédito não previstos, especificamente aqueles celebrados, reativados ou
alterados e não incluídos nas previsões orçamentárias, na forma do que dispõem
o art. 7º da Lei nº 4.320, de 1964, e os arts. 34 a 39 da Lei nº 18.297, de 2023, através de decreto
do Poder Executivo, para alterações ou inclusões de grupos de despesa e
categorias econômicas de ações, não onerando, o montante destas suplementações,
o limite autorizado no inciso IV;
VII - abrir créditos suplementares, por
meio de decreto do Poder Executivo, à conta de repasse de recursos do Orçamento
Fiscal, até o limite correspondente a 50% (cinquenta por cento) da despesa
fixada para o Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal - FEM,
respeitado o limite geral de que trata o inciso IV, para viabilizar alterações
ou inclusões de categorias econômicas e grupos de despesa de ações, com a
finalidade de suprir déficits e necessidades operacionais da entidade, não
onerando o limite de suplementações autorizado neste inciso, os recursos
advindos de convênios e operações de crédito não incluídos nas previsões orçamentárias;
e
VIII - abrir créditos suplementares, por
meio de decreto do Poder Executivo, à conta de repasse de recursos do Orçamento
Fiscal, até o limite de 70% (setenta por cento) da despesa fixada para o
Consórcio de Transportes da Região Metropolitana do Recife - CTM, respeitado o
limite geral de que trata o inciso IV, para viabilizar alterações ou inclusões
de categorias econômicas e grupos de despesa de ações, com a finalidade de
suprir déficits e necessidades operacionais da entidade, não onerando o limite
de suplementações autorizado neste inciso, os recursos advindos de convênios e
operações de crédito não incluídos nas previsões orçamentárias.
§ 1º O limite de realização das operações
de crédito da dívida fundada de que trata o inciso II, poderá ser ultrapassado,
no montante que for autorizado por leis específicas de contratação de operações
financiadas por esse tipo de receita.
§ 2º O impacto no orçamento de investimentos
resultante das alterações orçamentárias não será computado no limite
especificado no inciso IV.
§ 3º Excetuam-se do limite exposto no
inciso IV os créditos suplementares decorrentes de emendas parlamentares e os
destinados ao pagamento de despesas com pessoal e encargos sociais.
Art. 11. As alterações e inclusões
orçamentárias que não modifiquem o valor total da ação registrado na Lei
Orçamentária Anual e em créditos adicionais, não constituem créditos
orçamentários, conforme disposto no art. 35 da Lei
nº 18.297, de 2023.
§ 1º As modificações orçamentárias de que
trata o caput abrangem os seguintes níveis:
I - Categorias
Econômicas;
II - Grupos de
Natureza de Despesa;
III - Modalidades
de Aplicação; e
IV - Fontes de
Recursos.
§ 2º As modificações orçamentárias de que
trata o parágrafo anterior serão solicitadas pelas secretarias de Estado e
órgãos equivalentes, e autorizadas eletronicamente pela Secretaria de
Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional.
§ 3º As modificações tratadas neste artigo
serão efetuadas diretamente no Sistema Orçamentário-Financeiro Corporativo do
Estado e-Fisco, através de lançamentos contábeis específicos.
Art. 12. As alterações ou inclusões de
categoria econômica e de grupos de despesa entre ações constantes da lei
orçamentária e de créditos adicionais serão feitas mediante a abertura de
créditos suplementares, através de decreto do Poder Executivo, respeitados os
objetivos das referidas ações, conforme disposto no art. 36 da Lei nº 18.297, de 2023.
Art. 13. Para efeito da execução
orçamentária, a discriminação, o remanejamento e a inclusão dos elementos em
cada grupo de despesa das ações constantes da presente Lei e de créditos
adicionais, serão efetuados mediante registro contábil diretamente no Sistema
Orçamentário - Financeiro Corporativo do e-Fisco.
Parágrafo único. A Secretaria de
Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional disponibilizará a cada órgão
titular de dotações orçamentárias, o respectivo detalhamento das despesas por
elemento, através do Gerenciamento do Planejamento Orçamentário - GPO, do
e-Fisco.
Art. 14. As unidades responsáveis pela
execução dos créditos orçamentários aprovados processarão o empenhamento da
despesa, observados os limites fixados para cada grupo de despesa, modalidade
de aplicação e fonte de recurso, indicando em campo próprio do empenho o
elemento de despesa a que se refere.
Art. 15. Fica vedada a realização de
despesa orçamentária para transferência de uma para outra Entidade participante
do Orçamento Fiscal, conforme disposto no art. 40 da Lei
nº 18.297, de 2023.
Parágrafo único. O provisionamento de
recursos financeiros que uma Entidade arrecadadora tenha que fazer para uma
entidade aplicadora, no âmbito do Orçamento Fiscal, será efetuado através de
repasse financeiro, segundo os procedimentos adotados no sistema corporativo do
Estado e-Fisco, tanto do Tesouro do Estado para as entidades da Administração
Indireta, quanto destas para as unidades da Administração Direta ou para outra
Indireta.
Art. 16. As despesas de órgãos, fundos,
autarquias, fundações, empresas estatais dependentes e outras entidades
integrantes do Orçamento Fiscal, decorrentes da aquisição de materiais, bens e
serviços, pagamento de impostos, taxas e contribuições, quando o recebedor dos
recursos também for órgão, fundo, autarquia, fundação, empresa estatal
dependente ou outra entidade constante desse Orçamento, no âmbito do Governo do
Estado, serão classificadas na Modalidade “91” não implicando essa
classificação no restabelecimento das extintas transferências
intragovernamentais.
Art. 17. Para casos excepcionais, os
créditos consignados a uma unidade orçamentária ou entidade supervisionada,
poderão ser executados por outra unidade e vice-versa, utilizando, para tanto,
o regime de descentralização de crédito, mediante destaque orçamentário, nos
termos do disposto no art. 41 da Lei
nº 18.297, de 2023, e do que for estabelecido por decreto do
Poder Executivo para esse fim.
Art. 18. Os créditos especiais e
extraordinários, autorizados no último quadrimestre do exercício de 2023, ao
serem reabertos, na forma do § 2º do art. 128 da Constituição
Estadual, serão reclassificados em conformidade com os mesmos
critérios e modelos adotados na presente Lei.
Art. 19. Na comprovação do cumprimento das
vinculações de recursos de que tratam o art. 185, o § 4º do art. 203 e o art.
249 da Constituição
Estadual, a Emenda Constitucional Federal nº 29, de 13 de
setembro de 2000, e a Lei Complementar nº 141, 13 de janeiro de 2012, fica o
Poder Executivo autorizado a ajustar, no que for necessário, os valores das
aplicações apresentados nesta Lei, quando do acompanhamento da execução dos
mesmos, observado o disposto no inciso XVII do § 2º e no § 5º do art. 5º da Lei nº 18.297, de 2023.
Art. 20. O Poder Executivo estabelecerá
normas disciplinando a operacionalização dos orçamentos de que trata a presente
Lei e para a realização da despesa, inclusive através da Programação Financeira
para 2024 onde fixará as medidas necessárias a manter os dispêndios compatíveis
com as receitas, a fim de obter o equilíbrio financeiro preconizado pela
legislação específica.
Art. 21. Esta Lei entra em vigor na data
de sua publicação, produzindo seus efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.
Palácio do Campo das Princesas, Recife, 22
de dezembro do ano de 2023, 207º da Revolução Republicana Constitucionalista e
202º da Independência do Brasil.
RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA
Governadora do Estado
FABRÍCIO MARQUES SANTOS
WILSON JOSÉ DE PAULA
TÚLIO FREDERICO TENÓRIO VILAÇA RODRIGUES
BIANCA FERREIRA TEIXEIRA
ANEXO I
RESUMO
GERAL DA RECEITA
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
VALOR
|
I
- SOMA DAS RECEITAS CORRENTES
|
58.396.328.624
|
1.0.0.0.00.0.0
|
RECEITAS
CORRENTES
|
55.752.038.625
|
1.1.0.0.00.0.0
|
Impostos,
Taxas e Contribuições de Melhoria
|
29.868.294.900
|
1.2.0.0.00.0.0
|
Contribuições
|
2.266.554.800
|
1.3.0.0.00.0.0
|
Receita
Patrimonial
|
861.342.100
|
1.4.0.0.00.0.0
|
Receita
Agropecuária
|
882.700
|
1.5.0.0.00.0.0
|
Receita
Industrial
|
548.700
|
1.6.0.0.00.0.0
|
Receita
de Serviços
|
178.705.600
|
1.7.0.0.00.0.0
|
Transferências
Correntes
|
21.320.799.625
|
1.9.0.0.00.0.0
|
Outras
Receitas Correntes
|
1.254.910.200
|
7.0.0.0.00.0.0
|
RECEITAS
CORRENTES - INTRAORÇAMENTÁRIAS
|
2.647.560.100
|
7.2.0.0.00.0.0
|
Contribuições
|
1.939.762.800
|
7.6.0.0.00.0.0
|
Receita
de Serviços
|
707.797.300
|
II
- SOMA DAS RECEITAS DE CAPITAL
|
3.286.363.600
|
2.0.0.0.00.0.0
|
RECEITAS
DE CAPITAL
|
3.277.378.600
|
2.1.0.0.00.0.0
|
Operações
de Crédito
|
2.193.200.700
|
2.2.0.0.00.0.0
|
Alienação
de Bens
|
3.809.900
|
2.3.0.0.00.0.0
|
Amortização
de Empréstimos
|
450.000
|
2.4.0.0.00.0.0
|
Transferências
de Capital
|
987.886.100
|
2.9.0.0.00.0.0
|
Outras
Receitas de Capital
|
92.031.900
|
8.0.0.0.00.0.0
|
RECEITAS
DE CAPITAL - INTRAORÇAMENTÁRIAS
|
8.985.000
|
8.9.0.0.00.0.0
|
Outras
Receitas de Capital
|
8.985.000
|
III
- DEDUÇÕES
|
-13.282.697.325
|
9.0.0.0.00.0.0
|
RECEITAS
CORRENTES - DEDUÇÃO FUNDEB
|
-13.282.697.325
|
9.1.0.0.00.0.0
|
Impostos,
Taxas e Contribuições de Melhoria
|
-10.646.912.700
|
9.7.0.0.00.0.0
|
Transferências
Correntes
|
-2.635.784.625
|
TOTAL
|
48.399.994.899
|
ANEXO II
DEMONSTRATIVO
DA DESPESA SEGUNDO AS CATEGORIAS ECONÔMICAS POR FUNÇÃO
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
CORRENTE
|
CAPITAL
|
RESERVA
DE
CONTINGÊNCIA
|
T
O T A L
|
01
|
LEGISLATIVA
|
1.512.078.500
|
65.860.800
|
0
|
1.577.939.300
|
02
|
JUDICIÁRIA
|
3.130.124.700
|
154.012.600
|
0
|
3.284.137.300
|
04
|
ADMINISTRAÇÃO
|
1.653.824.700
|
134.180.900
|
0
|
1.788.005.600
|
06
|
SEGURANÇA
PÚBLICA
|
3.929.489.868
|
155.312.160
|
0
|
4.084.802.028
|
08
|
ASSISTÊNCIA
SOCIAL
|
555.801.444
|
4.251.400
|
0
|
560.052.844
|
09
|
PREVIDÊNCIA
SOCIAL
|
8.764.012.099
|
20.000
|
0
|
8.764.032.099
|
10
|
SAÚDE
|
9.321.931.318
|
654.427.137
|
0
|
9.976.358.455
|
11
|
TRABALHO
|
35.156.800
|
3.865.122
|
0
|
39.021.922
|
12
|
EDUCAÇÃO
|
7.174.192.598
|
1.130.083.400
|
0
|
8.304.275.998
|
13
|
CULTURA
|
195.156.337
|
12.727.500
|
0
|
207.883.837
|
14
|
DIREITOS
DA CIDADANIA
|
1.948.662.468
|
173.734.900
|
0
|
2.122.397.368
|
15
|
URBANISMO
|
347.255.700
|
123.481.800
|
0
|
470.737.500
|
16
|
HABITAÇÃO
|
16.384.100
|
310.020.700
|
0
|
326.404.800
|
17
|
SANEAMENTO
|
69.600
|
628.540.200
|
0
|
628.609.800
|
18
|
GESTÃO
AMBIENTAL
|
109.693.100
|
273.258.300
|
0
|
382.951.400
|
19
|
CIÊNCIA
E TECNOLOGIA
|
41.994.400
|
118.814.600
|
0
|
160.809.000
|
20
|
AGRICULTURA
|
238.604.555
|
166.073.222
|
0
|
404.677.777
|
21
|
ORGANIZAÇÃO
AGRÁRIA
|
11.349.000
|
2.350.000
|
0
|
13.699.000
|
22
|
INDÚSTRIA
|
13.740.600
|
5.500.000
|
0
|
19.240.600
|
23
|
COMÉRCIO
E SERVIÇOS
|
157.562.700
|
18.669.000
|
0
|
176.231.700
|
24
|
COMUNICAÇÕES
|
8.855.300
|
99.000
|
0
|
8.954.300
|
25
|
ENERGIA
|
50.000
|
18.034.100
|
0
|
18.084.100
|
26
|
TRANSPORTE
|
653.070.700
|
1.025.190.850
|
0
|
1.678.261.550
|
27
|
DESPORTO
E LAZER
|
27.607.422
|
14.176.100
|
0
|
41.783.522
|
28
|
ENCARGOS
ESPECIAIS
|
1.805.951.932
|
1.504.691.167
|
0
|
3.310.643.099
|
99
|
RESERVA
DE CONTINGÊNCIA
|
0
|
0
|
50.000.000
|
50.000.000
|
TOTAL
|
41.652.619.941
|
6.697.374.958
|
50.000.000
|
48.399.994.899
|
ANEXO III
DEMONSTRATIVO
DA DESPESA SEGUNDO AS CATEGORIAS ECONÔMICAS POR ÓRGÃO
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
CORRENTE
|
CAPITAL
|
RESERVA
DE
CONTINGÊNCIA
|
T
O T A L
|
01000
|
ASSEMBLÉIA
LEGISLATIVA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
|
909.849.100
|
29.052.800
|
0
|
938.901.900
|
02000
|
TRIBUNAL
DE CONTAS DO ESTADO DE PERNAMBUCO
|
659.434.400
|
36.808.000
|
0
|
696.242.400
|
07000
|
TRIBUNAL
DE JUSTIÇA DE PERNAMBUCO
|
2.650.249.400
|
149.626.000
|
0
|
2.799.875.400
|
11000
|
GOVERNADORIA
DO ESTADO
|
62.043.000
|
480.000
|
0
|
62.523.000
|
12000
|
SECRETARIA
DE ADMINISTRAÇÃO
|
1.205.406.600
|
3.891.100
|
0
|
1.209.297.700
|
13000
|
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL, CRIANÇA, JUVENTUDE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA E ÀS
DROGAS
|
754.265.544
|
7.871.400
|
0
|
762.136.944
|
14000
|
SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO E ESPORTES
|
6.761.871.448
|
1.122.498.000
|
0
|
7.884.369.448
|
15000
|
SECRETARIA
DA FAZENDA
|
692.872.000
|
41.250.000
|
0
|
734.122.000
|
16000
|
SECRETARIA
DE COMUNICAÇÃO
|
64.568.800
|
9.115.000
|
0
|
73.683.800
|
17000
|
SECRETARIA
DA CASA CIVIL
|
11.513.300
|
20.000
|
0
|
11.533.300
|
19000
|
SECRETARIA
DE JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS
|
613.605.473
|
108.860.000
|
0
|
722.465.473
|
20000
|
SECRETARIA
DE CULTURA
|
198.173.637
|
12.343.000
|
0
|
210.516.637
|
21000
|
SECRETARIA
DE TURISMO E LAZER
|
154.887.800
|
8.410.000
|
0
|
163.297.800
|
22000
|
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, AGRICULTURA, PECUÁRIA E PESCA
|
253.040.855
|
169.853.844
|
0
|
422.894.699
|
23000
|
SECRETARIA
DE SAÚDE
|
7.948.051.018
|
625.059.143
|
0
|
8.573.110.161
|
24000
|
SECRETARIA
DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO
|
23.967.800
|
870.852.000
|
0
|
894.819.800
|
25000
|
DEFENSORIA
PÚBLICA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
|
246.089.700
|
4.522.300
|
0
|
250.612.000
|
26000
|
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
|
13.792.600
|
26.034.100
|
0
|
39.826.700
|
29000
|
ENCARGOS
GERAIS DO ESTADO
|
10.414.071.099
|
1.438.878.500
|
0
|
11.852.949.599
|
30000
|
SECRETARIA
DE PLANEJAMENTO, GESTÃO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
|
122.243.432
|
112.454.667
|
0
|
234.698.099
|
31000
|
SECRETARIA
DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
|
918.502.900
|
154.554.922
|
0
|
1.073.057.822
|
32000
|
MINISTÉRIO
PÚBLICO DE PERNAMBUCO
|
828.613.800
|
55.852.600
|
0
|
884.466.400
|
36000
|
SECRETARIA
DE MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE E FERNANDO DE NORONHA
|
182.633.200
|
38.791.600
|
0
|
221.424.800
|
37000
|
PROCURADORIA
GERAL DO ESTADO
|
479.875.300
|
4.386.600
|
0
|
484.261.900
|
38000
|
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO URBANO E HABITAÇÃO
|
160.597.700
|
427.929.600
|
0
|
588.527.300
|
39000
|
SECRETARIA
DE DEFESA SOCIAL
|
4.078.275.240
|
170.535.232
|
0
|
4.248.810.472
|
43000
|
SECRETARIA
DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E EMPREENDEDORISMO
|
70.424.600
|
4.795.000
|
0
|
75.219.600
|
44000
|
SECRETARIA
DA MULHER
|
25.478.295
|
980.000
|
0
|
26.458.295
|
46000
|
SECRETARIA
DA CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO
|
49.625.600
|
200.000
|
0
|
49.825.600
|
51000
|
SECRETARIA
DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
|
5.944.800
|
29.333.700
|
0
|
35.278.500
|
52000
|
SECRETARIA
DE MOBILIDADE E INFRAESTRUTURA
|
1.089.946.800
|
1.032.135.850
|
0
|
2.122.082.650
|
56000
|
ASSESSORIA
ESPECIAL À GOVERNADORA
|
2.704.700
|
0
|
0
|
2.704.700
|
99000
|
RESERVA
DE CONTINGÊNCIA
|
0
|
0
|
50.000.000
|
50.000.000
|
TOTAL
|
41.652.619.941
|
6.697.374.958
|
50.000.000
|
48.399.994.899
|
ANEXO IV
DEMONSTRATIVO
DOS INVESTIMENTOS POR FONTE DE FINANCIAMENTO
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
VALOR
|
GERAÇÃO
PRÓPRIA / OUTROS RECURSOS DE LONGO PRAZO
|
417.367.800
|
RECURSOS
PARA AUMENTO DE CAPITAL
|
420.378.700
|
OPERAÇÕES
DE CRÉDITO
|
303.541.300
|
TOTAL
|
1.141.287.800
|
ANEXO V
DEMONSTRATIVO
DOS INVESTIMENTOS POR FUNÇÃO
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
VALOR
|
ADMINISTRAÇÃO
|
650.000
|
SAÚDE
|
20.404.100
|
SANEAMENTO
|
712.378.700
|
INDÚSTRIA
|
249.189.300
|
COMÉRCIO
E SERVIÇOS
|
17.460.000
|
ENERGIA
|
65.705.700
|
TRANSPORTE
|
75.500.000
|
TOTAL
|
1.141.287.800
|
ANEXO VI
DEMONSTRATIVO
DOS INVESTIMENTOS POR UNIDADE ORÇAMENTÁRIA
|
R$
1,00
Recursos
de Todas as Fontes
|
ESPECIFICAÇÃO
|
VALOR
|
SUAPE
- Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros
|
204.212.000
|
Companhia
Editora de Pernambuco - CEPE
|
650.000
|
Laboratório
Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes S/A - LAFEPE
|
20.404.100
|
Companhia
Pernambucana de Saneamento - COMPESA
|
712.378.700
|
Agência
de Desenvolvimento de Pernambuco S.A. - ADEPE
|
71.437.300
|
Companhia
Pernambucana de Gás - COPERGÁS
|
55.705.700
|
Porto
do Recife S/A
|
75.500.000
|
Agência
de Fomento do Estado de Pernambuco S/A
|
1.000.000
|
TOTAL
|
1.141.287.800
|