Texto Original



DECRETO Nº 54.802, DE 30 DE MAIO DE 2023.

 

Institui o Índice de Desempenho da Educação - IDE.

 

A GOVERNADORA DO ESTADO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo inciso IV do art. 37 da Constituição Estadual,

 

CONSIDERANDO a necessidade de aprimorar os instrumentos que viabilizam a gestão pública por resultados;

 

CONSIDERANDO a importância da cooperação entre o Estado e municípios no desenvolvimento de políticas públicas com foco na melhoria da educação em Pernambuco;

 

CONSIDERANDO o disposto na Lei nº 10.489, de 2 de outubro de 1990, que estabelece o Índice de Desempenho da Educação – IDE como parâmetro para a aferição do desempenho educacional dos municípios de todo o Estado e um dos critérios de partilha do produto de arrecadação do ICMS;

 

CONSIDERANDO o disposto no art. 14, §1º, inciso III, da Lei Federal nº 14.113, de 25 de dezembro de 2020, que dispõe sobre as condicionalidades para a complementação-VAAR, especificamente quanto à redução das desigualdades educacionais, socioeconômicas e raciais medidas nos exames nacionais do sistema nacional de avaliação básica,

 

DECRETA:

 

Art. 1º Fica instituído o Índice de Desempenho da Educação - IDE, composto pelos resultados educacionais (componente proficiência ), pela composição populacional () e avaliações socioeconômicas (componente de equidade ) dos municípios do Estado de Pernambuco.

 

Art. 2º O cálculo do  tem como base os resultados de proficiência do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco – SAEPE, nos seguintes anos escolares:

 

I - 2º Ano do Ensino Fundamental;

 

II - 5º Ano do Ensino Fundamental; e

 

III - 9º Ano do Ensino Fundamental.

 

§ 1º Os municípios que não participarem de alguma(s) etapa(s) de ensino não possuirão nenhuma das medidas de desempenho utilizadas para calcular os indicadores dessa etapa.

 

§ 2º Não serão atribuídos valores, nem mesmo zero, às medidas de que trata o § 1º.

 

§ 3º Os indicadores relativos à etapa faltante serão desconsiderados para cálculo das demais partes do indicador.

 

Art 3º O cálculo do  leva em consideração a composição da população de estudantes da rede municipal de cada um dos municípios do Estado, priorizando os alunos que participam do ensino integral.

 

Art. 4º O cálculo do  tem como base:

 

I - o resultado do SAEPE no 5º Ano do Ensino Fundamental; e

 

II - classificação socioeconômica feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP  por meio do  Índice do Nível Socioeconômico- INSE, com base nos resultados mais atuais do questionário do estudante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Brasileira – SAEB.

 

§ 1º As escolas que não apresentarem resultado de proficiência do SAEPE relativo ao 5º ano serão desconsideradas para o cálculo  do   do município.

 

§ 2º A classificação do INSE será utilizada para o cálculo do  por 2 (dois) anos consecutivos, no ano de sua publicação e no posterior.

 

§ 3º Escolas que não apresentarem classificação do INSE mais recente serão desconsideradas para o cálculo do  do município.

 

§ 4º O  é calculado com base no coeficiente de variação, conforme estabelecido no Anexo Único.

 

§ 5º Prioritariamente, utiliza-se o coeficiente de variação interclasses.

 

§ 6º Caso o coeficiente de variação interclasses seja nulo, utiliza-se o coeficiente de variação intraclasses.

 

§ 7º Sendo nulos os coeficientes de que tratam os §§5º e 6º, utiliza-se a média ponderada dos coeficientes de variação não nulos dos demais municípios.

 

Art 5º O IDE será calculado anualmente pela Secretaria de Educação e Esportes, que publicará os seus resultados até o dia 31 de maio de cada ano.

 

Art. 6º O IDE é calculado de acordo com a metodologia constante no Anexo Único.

 

Art. 7º Fica a Secretaria de Educação e Esportes autorizada a expedir normas complementares para detalhamento do IDE.

 

Art. 8º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

 

Palácio do Campo das Princesas, Recife, 30 de maio do ano de 2023, 207º da Revolução Republicana Constitucionalista e 201º da Independência do Brasil.

 

RAQUEL TEIXEIRA LYRA LUCENA

Governadora do Estado

 

ANA CRISTINA CERQUEIRA DIAS

TÚLIO FREDERICO TENÓRIO VILAÇA RODRIGUES

ANA MARAÍZA DE SOUSA SILVA

BIANCA FERREIRA TEIXEIRA

 

ANEXO ÚNICO

 

METODOLOGIA PARA CÁLCULO DO ÍNDICE DE DESEMPENHO DA EDUCAÇÃO- IDE

 

1.    Para um determinado ano, o Índice de Desempenho da Educação- IDE para o município i é dado por

 

em que:

 

 – É o Índice de Desempenho da Educação- IDE para o município i;

 

 – Parcela do Índice de Desempenho da Educação que mede o desempenho educacional dos estudantes matriculados na rede municipal de educação no 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, para o município i;

 

 – Corresponde à parcela do Índice de Desenvolvimento Econômico e Social que mede o potencial de impacto educacional do município em relação ao estado como um todo bem como a distribuição dessa população entre ensino integral e regular para o município i, com base nos dados do último Censo Escolar disponível;

 

 – É a parcela do Índice de Desempenho da Educação que mede a equidade entre desempenhos dos estudantes da rede municipal, das diversas classes sociais, segundo classificação do Indicador Socioeconômico da Educação Básica - INSE, para o município i.

 

2.    Para um determinado município i, o , é expresso pela seguinte fórmula:

 



 

 é o Índice de Desenvolvimento da Alfabetização do município “i”,

 

 é o Índice de Desenvolvimento dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do município “i”;

 

 é o Índice de Desenvolvimento dos Anos Finais do Ensino Fundamental do município “i”.

 

 é expresso pela seguinte fórmula:

 

em que:

 

 é o resultado padronizado da avaliação da alfabetização do município “i” no ano de ocorrência da avaliação, que é dado pela seguinte fórmula:


 

 é o maior dentre os  no ano de ocorrência da avaliação;

 

 é o menor dentre os  no ano de ocorrência da avaliação;

 

  é o resultado da avaliação da alfabetização do município “i” no ano de ocorrência da avaliação, que é dado pela seguinte fórmula:

 

em que:

 

 - é resultado de proficiência em língua portuguesa dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”, a partir da avaliação do SAEPE;

 

  - é o número de estudantes do 2º ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” avaliados no SAEPE;

 

 -  é o número total de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”.

 

 - representa um índice para a universalização do aprendizado, calculado a partir dos resultados de língua portuguesa do SAEPE dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”. O índice é obtido da seguinte maneira:

 

 

em que:

 

,  e  representam, respectivamente, os percentuais de estudantes classificados como “Elementar I”, “Elementar II” e “Desejável” do município “i”, em língua portuguesa;

 

 é a variação padronizada do resultado da avaliação da alfabetização do município “i” em relação ao ano anterior, que é calculada da seguinte forma:

 

 

em que:

 

 é a variação do resultado padronizado da avaliação da alfabetização do município “i” em relação ao ano anterior, que é calculada da seguinte forma:

 

 

em que: 

 

t refere-se ao ano de cálculo do índice;

 

 é a maior dentre as variações dos resultados padronizados das avaliações da alfabetização dos municípios pernambucanos;

 

 é a menor dentre as variações dos resultados padronizados das avaliações da alfabetização dos municípios pernambucanos.

 

 

O , por sua vez, é expresso pela seguinte fórmula:

 

 

em que:

 

 é o índice de qualidade educacional de Língua Portuguesa nos Anos Iniciais do município “i”,

 

  é o índice de qualidade educacional de Matemática nos Anos Iniciais do município “i”.

 

Esses índices são calculados da seguinte forma:

 

 

O resultado padronizado  é obtido a partir dos resultados de Língua Portuguesa, dados pela seguinte fórmula:

 

 

em que:

 

 é o maior dentre os  no ano de ocorrência da avaliação, e  é o menor;

 

 é o resultado da avaliação de Língua Portuguesa do 5º ano do ensino fundamental do município “i”, a partir da seguinte fórmula:

 

em que:

 

 é o resultado da avaliação do SAEPE do 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” em Língua Portuguesa;

 

 é o número total de estudantes do 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” avaliados no exame de Língua Portuguesa do SAEPE;

 

 é o número total de estudantes matriculados no 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”;

 

 representa um índice de ajuste calculado a partir do resultado no padrão de desempenho dos estudantes do 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” para o exame de Língua Portuguesa do SAEPE.

 

O índice é obtido da seguinte maneira:

 

 

em que:

 

 e  representam, respectivamente, os percentuais de estudantes classificados com padrão de desempenho “Elementar I” e “Desejável” do município “i” na avaliação de Língua Portuguesa do SAEPE para o 5º ano.

 

 é a variação padronizada do , calculada da seguinte forma:

 

em que:

 

 é a variação do  de um ano para o outro em cada município“i”:

 

em que:

 

t refere-se ao ano do cálculo do índice;

 

 é a maior dentre os  e , é a menor;

 

Quanto ao :

 

 

O resultado padronizado  é obtido a partir do resultado de Matemática, dado pela seguinte fórmula:

 

em que:

 

 é o maior dentre os  no ano de ocorrência da avaliação, e  é o menor;

 

 é o resultado da avaliação de Matemática do 5º ano do ensino fundamental do município “i”, a partir da seguinte fórmula:

 



em que:

 

 é o resultado da avaliação do SAEPE do 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” em Matemática;

 

 é o número total de estudantes do 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” avaliados no exame de Matemática do SAEPE;

 

 é o número total de estudantes matriculados no 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”;

 

 representa um índice de ajuste calculado a partir do resultado no padrão de desempenho dos estudantes da 5ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” para o exame de Matemática do SAEPE. O índice é obtido da seguinte maneira:

 

 

em que:

 

 e  representam, respectivamente, os percentuais de estudantes classificados com padrão de desempenho “Elementar I” e “Desejável” do município “i”, no exame de Matemática do SAEPE no 5º ano do ensino fundamental.

 

 é a variação padronizada do , calculada da seguinte forma:

 

 

em que:

 

 é a variação do  de um ano para o outro em cada município “i”:

 



t refere-se ao ano do cálculo do índice;

 

 é a maior dentre os  e  é a menor;

 

O , por sua vez, é expresso pela seguinte fórmula:

 

 

em que:

 

 é o índice de qualidade educacional de Língua Portuguesa nos Anos Finais do município “i”,

 

 é o índice de qualidade educacional de Matemática nos Anos Finais do município “i”. Esses índices são calculados da seguinte forma:

 

 

O resultado padronizado  é obtido a partir dos resultados de Língua Portuguesa, dados pela seguinte fórmula:

 

 

em que:

 

 é o maior dentre os  no ano de ocorrência da avaliação, e  é o menor;

 

 é o resultado da avaliação de Língua Portuguesa do 9º ano do ensino fundamental do município “i”, a partir da seguinte fórmula:

 

em que:

 

 é o resultado da avaliação do SAEPE do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” em Língua Portuguesa;

 

 é o número total de estudantes do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” avaliados no exame de Língua Portuguesa do SAEPE;

 

 é o número total de estudantes matriculados no 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”;

 

 representa um índice de ajuste calculado a partir do resultado no padrão de desempenho dos estudantes do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” para o exame de Língua Portuguesa do SAEPE.

 

O índice é obtido da seguinte maneira:

 



em que:

 

 e  representam, respectivamente, os percentuais de estudantes classificados com padrão de desempenho “Elementar I” e “Desejável” do município “i” na avaliação de Língua Portuguesa do SAEPE para o 9º ano.

 

 é a variação padronizada do , calculada da seguinte forma:

 

 

em que:

 

 é a variação do  de um ano para o outro em cada município “i”:

 

 

t refere-se ao ano do cálculo do índice;

 

 é a maior dentre os  e , é a menor;

 

Quanto ao :

 

 

O resultado padronizado  é obtido a partir do resultado de Matemática, dado pela seguinte fórmula:


 

em que:

 

 é o maior dentre os  no ano de ocorrência da avaliação, e

 

 é o menor;

 

 é o resultado da avaliação de Matemática do 9º ano do ensino fundamental do município “i”, a partir da seguinte fórmula:

 

 

em que:

 

 é o resultado da avaliação do SAEPE do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” em Matemática;

 

 é o número total de estudantes do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” avaliados no exame de Matemática do SAEPE;

 

 é o número total de estudantes matriculados no 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i”;

 

 representa um índice de ajuste calculado a partir do resultado no padrão de desempenho dos estudantes do 9ª ano do ensino fundamental de nove anos da Rede Municipal do município “i” para o exame de Matemática do SAEPE. O índice é obtido da seguinte maneira:

 

 

em que:

 

 e  representam, respectivamente, os percentuais de estudantes classificados com padrão de desempenho “Elementar I” e “Desejável” do município “i”, no exame de Matemática do SAEPE no 9º ano.

 

 é a variação padronizada do , calculada da seguinte forma:

 

 

em que:

 

 é a variação do  de um ano para o outro em cada município “i”:

em que:

 

t refere-se ao ano do cálculo do índice;

 

 é a maior dentre os  e  é a menor.

 

3.                  Para todo município i o  é calculado como segue:

 

em que:

 

 – É a proporção corrigida e padronizada de estudantes da rede municipal do município i em relação à rede municipal do estado;

 

  – Soma das proporções corrigidas e padronizadas de estudantes da rede municipal de todos os municípios do estado.

Adicionalmente:

 em que:

 

 – Número corrigido de estudantes matriculados em turmas de tempo integral no município i;

 

 – Valor mínimo, dentre os municípios do estado, do número corrigido de estudantes da rede municipal;

 

 – Valor máximo, dentre os municípios do estado, do número corrigido de estudantes da rede municipal.

 

Além disso:

 

 

em que:

 

 – É o número de estudantes, da rede municipal, matriculados em turmas de tempo integral;

 

 – É o número de estudantes, da rede municipal, não matriculados em turmas de tempo integral.

 

4.    Para todo município i o  é calculado como segue:

 

 

em que:

 

 – Coeficiente de variação padronizado, invertido e normalizado para o município i, no ano de aferição.

 – Mudança do coeficiente de variação padronizado, invertido e normalizado, entre os anos t (ano de aferição) e t – 1 (ano anterior ao da aferição), para o município i.

 

Adicionalmente,

 

 

 

em que:

 

 Coeficiente de variação padronizado e invertido do município i, no ano de aferição;

 

 – Somatório dos coeficientes de variação padronizado e invertido dos municípios, no ano de aferição.

 

 - Mudança do coeficiente de variação padronizado e invertido do município i, entre os anos t (ano de aferição) e t -1 (ano anterior ao da aferição);

 

 -  Somatório das mudanças do coeficiente de variação padronizado e invertido dos municípios, entre os anos t (ano de aferição) e t -1 (ano anterior ao da aferição);

 

 

em que:

 

– Coeficiente de variação padronizado para o município i, no ano de aferição;

 

– Mudança do coeficiente de variação padronizado do município i, entre os anos t (ano de aferição) e t -1 (ano anterior ao da aferição);

 

 

em que:

 

– Coeficiente de variação do município i no ano de aferição;

 

 – Coeficiente de variação mínimo, dentre municípios do estado, no ano de aferição;

 – Coeficiente de variação máximo entre todos os municípios, no ano de aferição.

 

 – Variação absoluta do coeficiente de variação do município i, entre os anos t (ano de aferição) e t – 1 (ano anterior ao da aferição);

 – Menor variação do coeficiente de variação dos municípios entre os anos t (ano de aferição) e t – 1 (ano anterior ao da aferição);

 

 – Maior variação do coeficiente de variação dos municípios entre os anos t (ano de aferição) e t – 1 (ano anterior ao da aferição).

 

 

em que:

 

 – Coeficiente de variação do município i no ano de aferição;

 

 – Coeficiente de variação do município i no ano anterior ao ano da aferição.

 

 

em que:

 

OBS: Os cálculos a seguir devem ser executados separadamente para cada um dos anos t (ano de aferição) e t – 1 (ano anterior ao da aferição) possibilitando o cálculo do CVi e sua variação entre anos consecutivos ( ;

 

 – Coeficiente de variação intraclasses do município i;

 

 – Coeficiente de variação interclasses do município i;

 

- Média ponderada dos  dos municípios que possuem  ou .

 

 

em que:

 

 – Coeficiente de variação da classe k no município i;

 

 – Somatório do produto dos coeficientes de variação pelo número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental que efetivamente participaram do SAEPE, na rede municipal de todas as classes do município i.

 

 – Número de estudantes da rede municipal 5º ano do ensino fundamental na classe k no município i, que efetivamente participaram do SAEPE;

 

  - Somatório do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de todas as classes socioeconômicas do município i, que efetivamente participaram do SAEPE;

 

 

em que:

 

 – Média das proficiências médias das escolas da classe k, do município i;

 

 – Desvio padrão das proficiências médias das escolas da classe k, do município i;

 

 

em que:

 

 – Média das proficiências da escola j, na classe socioeconômica k, no município i;

 

 – Somatório das médias das proficiências das escolas da classe k no município i multiplicadas pelo número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental que efetivamente participaram do SAEPE;

 

  - Somatório do produto do quadrado das diferenças entre as médias das proficiências e a média da classe k e do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas, que efetivamente participaram no SAEPE, que estejam na classe k;

 

 – Somatório do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de todas as escolas da classe k no município i que efetivamente participaram do SAEPE;

 

 – Número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental da escola j, na classe k no município i que efetivamente participaram do SAEPE;

 

 

em que:

 

 – Proficiência na avaliação do SAEPE de língua portuguesa da escola j, da classe k, do município i;

 

 – Número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental que efetivamente fizeram a prova SAEPE de língua portuguesa na escola j, classe k e município i;

 

 -  Proficiência na avaliação do SAEPE de matemática da escola j, da classe k, do município i;

 

 - Número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental que efetivamente fizeram a prova SAEPE de matemática na escola j, classe k e município i;

 

 

em que:

 

 – Média dos desempenhos médios das classes do município i.

 

 - Desvio padrão entre as médias das classes do município i.

 

 

em que:

 

 – Média da proficiência da classe k do município i;

 

- Somatório do produto do quadrado das diferenças entre as médias das proficiências e a média da classe k e do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, que efetivamente fizeram a prova do SAEPE, da classe k de todas as escolas.

 

 - Somatório do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental de todas as classes no município i, que efetivamente fizeram a prova do SAEPE;

 

 – Número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental na rede municipal da classe k no município i, que efetivamente fizeram a prova do SAEPE.

 

 

 

em que:

 

 – Coeficiente de variação dos municípios com ;

 

 – Somatório do produto entre os coeficientes de variação não nulos e o número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental, do município i, que efetivamente fizeram a prova do SAEPE;

 

 – Somatório do número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental que efetivamente fizeram a prova do SAEPE, dos municípios que possuam o coeficiente de variação não nulos;

 

 – Número de estudantes do 5º ano do ensino fundamental do município i, com , que fizeram as provas do SAEPE.

Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado.